segunda-feira, 1 de junho de 2009

A Praia da Ribeira do Cavalo...









LINDA!!!!

Algures na Serra da Arrábida - 31Mai.2009

27 comentários:

Carlos disse...

Estas fotografias "obrigam-me" a ir conhecer este paraiso!

Obrigado!

Sara Jaques disse...

Vai ver que vale mesmo a pena!!!
Esta é uma bela pérola escondida no litoral português... digna de capa de revista...
Vale a pena a dificuldade que o caminho de acesso acarreta...
Sara

Carlos disse...

Sim, eu percebi pelas fotos que os acessos são complicados, mas nós estamos habituados e preparados para mais este desafio. É mais uma pérola que vamos conhecer na bela Serra da Arrábida!

Sara Jaques disse...

Resta-me, então, desejar-lhes um excelente passeio...
Boa praia!!!

Carlos disse...

Só para dizer que viemos de lá agora mesmo!

Entrámos por onde vocês saíram (pelo menos é o que me parece pelas vossas fotos) e achámos o caminho relativamente acessível (já o mesmo não se pode dizer da entrada que vocês escolheram. Essa sim é bastante difícil!)

Este foi apenas o reconhecimento do percurso e brevemente iremos lá voltar!

Obrigado mais uma vez!

Carlos

Anónimo disse...

hoje fui dar uma volta de carro por esses lados para ver se descobria o acesso, a chuva não ajudou muito e pelo que vi não é muito facil, meia hora a andar por caminhos duvidosos.

O meu objectivo era ir lá dar um mergulho ver aquelas pedras ilhadas no verão mas acho que vou desistir da ideia

Anónimo disse...

Boas! Eu vou a essa praia hoje de manhã, estou com intenções de chegar antes das 10h da manhã.
Pelo que vi no google earth, escolhi o caminho inverso ao que foi percorrido pelo fotógrafo, ou seja, vou por sesimbra, passo por Baterias, deixo ficar o carro numa estrada de terra batida e percorro cerca de 600 metros a pé, dos quais 500 são a direito.

GPS, local onde deixo o carro:

N 38º26'06
W 9º07'24

Percorro um caminho a direito, que vai das anteriores até:

N 38º26'01
W 9º07'47

E começa a descida de 100 metros até ao areal.

Amanhã conto como foi.

Abraços

Anónimo disse...

Já lá fui, e foi excelente. O caminho não é tão mau quanto parecia e faz-se entre 10 e 15 minutos nas calmas. Sofri um pouco pela falta de experiência em aventuras destas, porque levei um guarda-sol muito grande e levei sacos em vez de arranjar 2 mochilas, e há certas partes do caminho em que as mãos são necessárias. O local é lindo, e compensa bem para quem quer descanso porque não há pessoas umas em cima das outras nem crianças constantemente aos gritos...
Aconselho a fazer tal como fiz, e parece que os planos que expliquei na mensagem anterior, que fiz pelo q vi no google earth, bateram certo porque no regresso reparei que as outras pessoas fazem o mesmo.

Sara Jaques disse...

Boas...
Obrigada pela informação que adicionou... Assim (com as coordenadas GPS) será mais fácil aceder a esta fantástica e BELA Praia...

Anónimo disse...

Amigos do Ribeiro de cavalo

Quando vi este blog e li os comentários acerca desta "linda" praia, não pude deixar de vos dizer algo que provavelmente não devem saber.

Tenho 31 anos e sou natural de Sesimbra, desde a minha infância que vou a esta praia, mas deixei de ir!

Pela simples razão que, o Sr Zé, dono da pedreira que se encontra precisamente no sitio que dá o nome à praia, (Ribeiro do Cavalo), a simplesmente destruiu, além da Serra, o deslumbrante Ribeiro, também aquela que foi na década de 70 considerada a mais bela gruta de Portugal, também uma Lapa (gruta) arqueológica de interesse internacional e seus artefactos e é claro a praia.
Tudo isto destruído!!!

A linda cor azul turquesa das águas meus amigos, deve-se ao pó libertado pela extracção do calcário que é levado pelas águas através do ribeiro para o mar, o pó que se acumula no mar provoca uma total, repito total sombra ás plantas subaquáticas que deixam de fazer a fotossíntese essencial para a sua sobrevivência, o que provocou o seu total desaparecimento, e de seguida toda a fauna marinha.

E tudo isto em pleno Parque Natural da Arrábida...

E tenham muito cuidado com as instáveis arribas que se encontram na praia provocadas pelas constantes explosões que fazem estremecer toda a praia.
Costumam cair muitas e grandes pedras.

Não vos quero desencorajar a visitar este local, apenas vos alertar para o que realmente ali se passa.

Vejam com vossos olhos e reparem nos pormenores que vos indiquei na próxima vez que lá forem.
Esta é a razão porque inúmeras pessoas deixaram de lá ir..

Anónimo disse...

Humm caro Anónimo! Esta-me a parecer que quer a praia só para si ;)

Anónimo disse...

tb acho!!!!!

Paulo Gonçalves disse...

Sem dúvida maravilhoso,nao hesitei em ir conhecer e em 12-06-2011 descobri concertez o mais lindo paraiso do nosso pais.... Dificil acesso,mas knd se vê akele azul td se eskece...

Bruno "mix" disse...

Estou a pensar lá ir com o meu filho de 10 anos e a minha mulher agora em julho. Vou pelas cordenadas que indicaram,dps comento a minha aventura.

Anónimo disse...

Ohh poderia-me dizer como é que se vai para lá através de Setúbal? Eu estou a pensar ir lá em Agosto.
Obrigada

mgrollem disse...

Hi Sara,

I m sorry i dont speak portuguese.
I'm going to lisboa in one week and i really enjoy your photo of ribiera do cavalo. And i would like to go with my friends, but i can't find some informations about the way to go there : it is really hard ? Are there some roads ? How many hours does it take ?

Thanks a lot for you help,

See you

Marine (grollemund.marine@gmail.com)

Anónimo disse...

lindo, situa-se em sesimbra. e é uma pena que devido à inconsciencia do Homem, este pequeno paraiso se tenha vindo a deteorar.
IMMS*

André Roque disse...

Deixo aqui só um link com imagens da praia http://andreroque.photoshelter.com/gallery-image/Landscape/G0000uB3R7zZrpsE/I0000elpQWgbFUUE


cuidado a quem vai por terra que grande maioria das pedras estão soltas por causa das pedreiras.
Desfrutem

Anónimo disse...

Olá! Por todos estes comentários sinto-me bastante tentada a ir lá. Acham que me podem disponibilizar mais informações relativamente ao local, a como chegar, onde deixar o carro e assim?
Muito Obrigada!! Aguardo a resposta.

Anónimo disse...

Fui lá este fim de semana. Brutal. Filmei para o pessoal poder ver como é. Partilho aqui: http://www.youtube.com/watch?v=RKNMtRYNh_U

Anónimo disse...

Fui lá este fim de semana. Brutal. Filmei para o pessoal poder ver como é. Partilho aqui: http://www.youtube.com/watch?v=RKNMtRYNh_U

Tiago Reis disse...

Fui lá este fim de semana. Brutal. Filmei para o pessoal poder ver como é. Partilho aqui: http://www.youtube.com/watch?v=RKNMtRYNh_U

Simple disse...

Já conheço este paraíso! Peço é aos demais que levem o lixo que fazem !!!! é lamentável e vergonhoso encontrar um sítio destes com sacos de 30/50 litros com lixo. Garrafões de àgua vazios. Sacos de plástico com lixo pelo caminho da saída da praia! Estão à espera que a câmara vá lá tirar o lixo??? :( Lamentável. ainda ontem carreguei lixo dos outros. Pessoas assim devem ir a praias concessionadas.

Anónimo disse...

Olá a todos! Sou de Sesimbra, e apesar de não poder afirmar que conheço ao pormenor o Parque Natural da Arrábida (aliás poucos devem poder, pois trata-se de um verdadeiro santuário ambiental à escala mundial e seriam necessários muitos conhecimentos, formação e a dedicação de uma vida inteira para se fazer tal afirmação), conheço perfeitamente o Ribeiro do Cavalo, pois é sem duvida a minha praia preferida.

Quero deixar aqui algumas dicas, alertas e apelos que espero que sejam uteis.

Muito cuidado com os acessos, insolações, desidratações ou qualquer acidente que obrigue ao abandono imediato do local. Qualquer um dos acessos pedonais é complicado em situação de emergência, nenhum meio transporte terrestre consegue lá chegar e as redes de telemóvel são praticamente nulas. Como disse um anónimo, existe um risco forte de derrocada e são poucas e mínimas as zonas da praia que não seriam afetadas. De facto, as explosões na pedreira mesmo lado só agravam a situação. Tudo isto pode transformar um dia de paraíso numa descida ao Inferno.
Para quem não sabe, o Ribeiro de Cavalo não é vigiado nem sinalizado, não há sequer indicações oficiais de como lá chegar, ou seja, quem for, está por sua conta e risco.
Esta pérola rara e preciosa, deve ser tratada como tal. O mínimo que as pessoas devem fazer é carregar o lixo que fazem quando vão embora. Também eu, além de carregar o meu, muitas vezes carrego o dos outros.
Não é praia para crianças nem pessoas com pouca mobilidade. Não vão carregados, levem o essencial, sem esquecer chapéu de sol, protetor solar e agua. Vão de ténis.
O Ribeiro de Cavalo já não é um segredo escondido. Como tal, é bastante frequentado comparativamente há 10 anos atrás em que só as pessoas da terra e pouco mais para lá iam. Se querem conhecer o Ribeiro do Cavalo na sua plenitude e usufruir da paz que vos pode proporcionar, escolham um dia de semana, pois ao fds tem muita gente, inclusivamente a acampar.
Boa praia para todos!

Moça dos Padrões disse...

Bem...queria descobrir uma praia que no ano passado em férias em Sesimbra/Setúbal fiz e encontrei (finalmente) como chegar a esta!

Foi a praia de mais difícil acesso que fiz até hoje. É bem perigoso, mas realmente é lindo. Está longe de ser segredo sim. Não imaginava encontrar lá tanta gente, e muito menos a acampar.

Reparei que algumas pessoas vão da marina de Sesimbra para lá de lancha e de canoa. É Lindíssima! Vale a pena conhecer, mesmo. Obrigada pelas partilhas :)

lilil disse...

Obrigada pela ajuda. Vou seguir suas dicas

lilil disse...

Obrigada pela ajuda. Vou seguir suas dicas